Skip to main content

Os advogados 4.0 e os impactos no mundo jurídico

  • Data: 05/01/2021

Os advogados 4.0 e os impactos no mundo jurídico

Os advogados 4.0 e os impactos no mundo jurídico. A tecnologia tornou-se uma das principais aliadas do mundo jurídico, pois com o aumento exponencial do desenvolvimento de sistemas e da capacidade de processamento de computadores, diversas tarefas que no passado eram feitas de formas totalmente manuais e burocráticas, foram otimizadas, possibilitando desde a utilização de assinaturas eletrônicas, realização de reuniões via web e consultas processuais, até a criação de softwares com algoritmos complexos que permitem a elaboração de teses e peças jurídicas, fornecendo assim, diversas ferramentas de automação que impactam diretamente na agilidade do trabalho. Com toda essa avalanche de inovações, uma questão pode ser levantada:

Como os advogados se comportam no processo de evolução tecnológica? 

O advogado 4.0 é um profissional dinâmico, antenado e moderno. Devido ao ganho de tempo que a tecnologia proporciona para otimização de tarefas e fácil acesso a quase todo tipo de informação, ele tem o papel de se tornar cada vez mais assertivo em sua tomada de decisão e antecipa a resolução de conflitos por meios alternativos, acarretando no aumento da celebração de acordos, elaboração de estratégias mais detalhadas e foco na resolução de problemas.
Para isso, é necessário buscar por parceiros chave e soluções práticas para que ele gaste tempo com o que realmente importa, satisfazer o interesse dos seus clientes de forma rápida e objetiva.
Em uma situação cotidiana, um advogado está em um caso de recuperação de crédito de alto valor na fase de execução ou pré-execução judicial e se vê em uma situação complicada ao tentar localizar bens suficientes para suprir o valor inadimplente ou localizar algum tipo de fraude que o auxilie no processo de recuperação da dívida. Ele possui as ferramentas necessárias para realizar uma investigação de bens que o ajudarão a resolver seus problemas, mas para isso, teria que redirecionar seus esforços e gastar mais tempo e energia com tarefas burocráticas, como solicitações e análises de documentos, mapeamento societário e da estrutura familiar, investigação do padrão social, além de compilar todas as informações e dados obtidos para elaborar um parecer final da investigação.
O advogado 4.0, acaba optando por contratar um prestador de serviços parceiro que possui expertise na área e lhe fará economizar os esforços necessários para que ele foque no que realmente é importante, resultados.
Por todos estes aspectos, é visto que o advogado é a principal peça no processo de evolução tecnológica, pois é o responsável por utilizar o tempo ganho com a otimização de outras tarefas para usar a legislação como principal ferramenta de resolução de conflitos, pois nem sempre ganhar um processo é a solução, mas sim, se concentrar na melhor forma de antecipar resoluções e realmente solucionar as dores dos clientes. Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar! Autor: redação Localize
Os advogados 4.0 e os impactos no mundo jurídico
Os advogados 4.0 e os impactos no mundo jurídico
Categorias
Posts relacionados
Se inscreva em nossa newsletter
Busca por Soluções de Pesquisas de Bens e Recuperação de Crédito?