LGPD
Entenda e conheça o que é a LGPD
e como a Localize® está adequada em suas diretrizes
LGPD Localize
Bem-vindo ao site da Localize ®.
Antes que você comece a usufruir de nossos produtos e serviços, queremos garantir que você entenda como a Localize® realiza o tratamento de suas informações pessoais.
É importante indicar que a Lei 13.709/2018 (chamada “LGPD” – Lei Geral de Proteção de Dados), foi introduzida ao ordenamento jurídico brasileiro para proteger os titulares de dados pessoais. Assim, cabe aos agentes que tratam tais dados zelar pelo seu correto manuseio e respeitar todos os direitos. Sabendo disso, elaboramos nossa Política de Privacidade com transparência e clareza.
Toda nossa coleta de dados está pautada nos princípios da finalidade, necessidade, transparência, segurança, prevenção, não discriminação, qualidade dos dados, adequação, livre acesso e prestação de contas.
A Localize® tem como um de seus valores a cultura de proteção de dados pessoais, visando sempre o sucesso e segurança de nossos clientes.
LGPD Localize
Os dados de usuários coletados pela Localize® estão armazenados em ambiente seguro e controlado, nos termos do Marco Civil da Internet. A Localize® utiliza recursos avançados de tecnologia para evitar e mitigar eventuais danos e/ou prejuízos decorrentes de falhas, vírus ou invasões dos nossos sistemas e bancos de dados (processos do ecossistema da Localize®). Os dados coletados dos usuários serão armazenados em datacenters ou infraestrutura local. Os datacenters podem ser infraestrutura de terceiros, na nuvem ou servidores próprios da Localize® localizados no Brasil ou Exterior. A Localize® está empenhada em assegurar a confidencialidade, proteção e segurança dos dados pessoais, através da implementação de medidas técnicas e organizativas adequadas para protegê-los contra qualquer forma de tratamento indevido ou ilegítimo e contra qualquer perda acidental ou destruição dos mesmos. Sabemos da importância desse direito fundamental dos titulares de dados pessoais, por isso divulgamos junto aos nossos colaboradores nossa Política de Proteção de Dados Pessoais e Politica de Segurança de Informação, para que o conhecimento das suas obrigações nesta matéria esteja assegurado.
A Localize® não trata dados pessoais sensíveis, tais como sobre sua origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou à organização religiosa, filosófica ou política, ou dado referente a saúde ou orientação sexual.
Todas as informações que são identificadas pela Localize® se encontram em bases e documentos públicos. A Localize® realiza o tratamento dos dados que são necessários por intermédio de um ANALYTICS, com sugestões para que ocorra uma recuperação de crédito estratégica e investigativa, visando combater fraudes e recebimento de créditos estressados ou inadimplidos de nossos clientes.
A Localize® utiliza dados contidos em fontes externas, portanto, alguns dados coletados são de fontes cuja responsabilidade é de terceiros. A Localize® apenas utiliza tais dados para prestar os seus serviços (contratados) dentro das finalidades acima especificadas.
O dado do titular é indicado por nosso cliente, quando no momento da contratação de um nossos serviços. A Localize® fornece a expertise necessária em consultoria investigativa que aponta sugestões com objetivo de proteção de crédito e prevenção a fraudes.
Os dados pessoais contidos nos servidores de terceiros não são responsabilidade da Localize®, uma vez que nós somente operamos/buscamos os dados lá contidos para verificar a veracidade das informações dos objetos de análise pelos nossos serviços.
Constantemente estamos aperfeiçoando nossos produtos e criando novas formas de melhor atender nossos clientes. Com nossa Política de Privacidade pretendemos esclarecer os diretos e obrigações à privacidade, envolvidos em nossa relação.
A coleta das ações executadas a partir do recebimento de dados pessoais, tem como finalidade o apoio e promoção das nossas atividades (evitar fraudes e ajudar nossos clientes com o recebimento de créditos estressados ou inadimplidos).
O foco Localize® é proporcionar a melhor e mais transparente experiência, por isso, estamos à disposição em te atender, em caso de dúvidas entre em contato com a Localize® através do e-mail: DPO@localize.com.br.
A Localize® poderá divulgar os dados pessoais coletados a terceiros, nas seguintes situações e nos limites exigidos e autorizados pela Lei:
- Com os seus clientes e parceiros quando necessário e/ou apropriado à prestação de serviços contratos;
- Com as empresas e indivíduos contratados para a execução de determinadas atividades e serviços em nome da Localize®;
- Com fornecedores e parceiros para consecução dos serviços contratados com a Localize® (como cartórios, correspondentes etc.);
- Quando necessário em decorrência de obrigação legal, determinação de autoridade competente, ou decisão judicial.
A Localize® realiza o tratamento dos dados que são necessários por intermédio de um ANALYTICS, com sugestões para que ocorra uma recuperação de crédito estratégica e investigativa, visando combater fraudes e recebimento de créditos estressados ou inadimplidos de nossos clientes. Nesse ponto, é importante indicar que todas as informações são identificadas por bases e documentos públicos.
Desta forma, quando há contratação de um dos produtos da Localize®, passamos a figurar como respaldados para realização de processamento dos dados, isso porque, o crédito é essencial para o desenvolvimento econômico da sociedade, bem como, a recuperação de crédito é igualmente essencial à sociedade. Assim sendo, o processamento de dados pessoais dos investigados (titulares dos dados) pela Localize® se encontra resguardada nas bases legais do ,Legitimo Interesse e Recuperação de Crédito, conforme disposição do Artigo 7º da LGPD:
Art. 7º O tratamento de dados pessoais somente poderá ser realizado nas seguintes hipóteses:
IX – quando necessário para atender aos interesses legítimos do controlador ou de terceiro, exceto no caso de prevalecerem direitos e liberdades fundamentais do titular que exijam a proteção dos dados pessoais; ou
X – para a proteção do crédito, inclusive quanto ao disposto na legislação pertinente.
Visando o cumprimento à legislação e para atingir o compliance com as melhores práticas do mercado, a Localize® tem realizado a adequação à LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, seguindo os mais rigorosos passos.
Para atingirmos essa finalidade, diversas medidas foram adotadas, sendo uma delas, a contratação de empresa (consultoria) especializada no atendimento completo para LGPD, de modo que a legislação seja de fato incorporada em todos os processos existentes no ecossistema da Localize®.
Para tanto, a Localize® utiliza um cronograma de trabalho em todas as áreas envolvidas em nossos processos, assim como, formou um Comitê Interno da LGPD.
Como a politica de transparência e valores está sedimentada em nossos projetos, abaixo apresentamos na integra os passos que já foram / estão sendo realizados pela Localize®:
- Revisão de toda Politica de Segurança da Informação;
- Organização de toda nossa Segurança da Informação;
- Realização de programa de conscientização e treinamento em segurança da informação para nossos colaboradores;
- Revisão de classificação das informações que são processadas; baseada nos requisitos de conformidade legal (bases e princípios da LGPD);
- Acordo de confidencialidade e não divulgação com nossos colaboradores e parceiros;
- Revisão de procedimentos para gestão de incidentes de segurança da informação;
- Revisão da politica de controle e acesso documentada e analisada, baseada nos requisitos de Segurança da Informação;
- Revisão da segregação de funções, buscando reduzir o risco de mau uso, acidental ou deliberado dos dados processos, assim como, minimizar coleta de dados nos fluxos dos processos envolvidos em nosso ecossistema;
- Revisão do procedimento de entrada em nosso sistema (validação de um usuário/colaborador);
- Revisão do nosso sistema de gerenciamento de senha;
- Implementação da politica de “Tela Limpa”. Tal política visa orientar nossos colaboradores que computadores e terminais devem ser mantidos desligados ou protegidos de travamento de tela e teclados quando não utilizados, bem como, não é devido que quaisquer informações / documentos fiquem salvos no desktop;
- Revisão de nosso “Inventário de Ativos”. Politica do nosso setor de Tecnologia da Informação que mantém o registro de identificação, localização e informações armazenadas nos equipamentos da empresa;
- Revisão do nosso Gerenciamento de Segurança em Redes e monitoramento de vulnerabilidade, avaliação de riscos, correções e acompanhamento dos ativos, assim como, revisão de nossos processos para identificação de vulnerabilidades em configurações de rede e de servidores, através do escaneamento de hosts, portas, versões e configurações de serviços;
- Revisão do procedimento para tratamento da informação de todo o ciclo de vida (recepção, processamento, armazenamento e saída) dos dados tratados em todo nosso ecossistema;
- Revisão de nossos registros de Monitoramento (Logs/Trilhas – ISO 9001).
- Revisão de reutilização ou descarte de nossos equipamentos;
- Revisão do Controle de detecção, prevenção e recuperação para proteger contra malware, combinados com um adequado programa de conscientização do usuário;
- Revisão da definição de diretrizes para controle de acesso físico nos perímetros de segurança, para prevenir o acesso não autorizado, danos e interferências nas informações;
- Revisão de procedimentos em Tecnologia de Informação para continuidade de negócios necessária para casos de situações adversas (ex: Indisponibilidade sistêmica);
- Confecção de relatório DPIA – Data Protection Impact Assessment.
Se você tiver dúvidas sobre nossa Politica de Privacidade, entre em contato com a Localize® através do e-mail: DPO@localize.com.br; teremos o maior prazer em te atender e sanar todas as suas dúvidas.
Indicar: last update / last revision / última modificação.